domingo, 4 de setembro de 2011

O REBATE

 

Sua história e a importância na vida de uma cidade

José Milbs
Macaé ainda engatinhava nos anos 30. Sua vida tinha o sabor maravilhosamente suave que toda cidadezinha de interior tem em sua essência. Sol, pesca, gente se cumprimentando nas ruas empoeiradas, crianças soltando suas pipas e jogando boléias pelas esquinas, troca de olhares furtivos entre adolescentes, praias com águas cristalinas, boiadas indo e vindo em suas ruas, um ou outro carro que é olhando com curiosidade por preguiçosos moradores e, numa pequena oficina na rua direita, é fundado O REBATE. Homens corajosos para uma época de chumbo.
Haviam expulsados do poder o nosso macaense Washisgton Luiz Pereira de Souza. Macaé estava sendo uma cidade vigiada pelos que assumiram a República. O ex-presidente W.Luiz ousou dizer que: GOVERNAR E ABRIR ESTRADAS. Isto incomodava e, ainda mais sendo considerado o PAULISTA DE MACAÉ. Mineiros e gaúchos não tinham engolido a presença deste menino, nascido nas poeiras das fazendas de Macaé e ido para SP para ser presidente.
Foi mais ou menos assim que um grupo de macaense fundou, em 16 de abril de 1932 o jornal O REBATE. Todos ainda sentiam a ausência do O SECULO do velho Cezar Mello.
Composto a mão este jornal não se dobrava ao poder econômico da elite dos anos 30 e sofreu atentado. Jagunços pagos, como sempre na calada da noite, invadiram com paus, pedras, espingardas e bornais cheios de reais, quebrando tudo. Durante alguns anos o jornal teve que ser impresso em outros lugares. Veio à ditadura Vargas, vieram outros governos e com eles outros dirigiram o jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário