quinta-feira, 9 de junho de 2011

MINHA HOMENAGEM HOJE! VAI PRA ESTA PESSOA?

























Basilina Pereira - Nasceu em Ituiutaba - MG, mas reside em Brasília desde 1983. É professora aposentada e advogada, com especialização em Direito Processual Civil e Poeta. Tem 3 filhas e 3 netos e, embora a Literatura sempre tenha feito parte de sua vida, só em 2006 voltou a escrever poesias.


Em sua recente jornada literária, já escreveu 5 (quatro livros de poesias: QUASE POESIA , cuja primeira edição, pela editora InSanNo esgotou em 3 meses, e acaba de ser publicada a 2ª edição pela LGE editora, JANELAS (em fase de publicação); ARABESCOS, FLOR ACESA & VERSO RASGADO, que serão publicados no próximos anos. Há ainda mais dois livros sendo escritos: um romance e outro de poesia.


PRECISO...


Preciso ver além dessa certeza opaca.
Deixo as lembranças inoportunas
seguirem sua própria órbita.
Não quero ler teus pensamentos,
voltar antes de ter partido
nem me arrepender do fruto
que não deixei dourar.
Quero ser a flor que despetalou ao vento,
verteu suas mágoas no orvalho,
enquanto pescava a sensação da chuva sob os pés
e a possibilidade de explodir em risos
toda vez que um arrepio me eriçar as raízes.
Sempre me ensinaram a contar estrelas
e desaprendi viver no escuro.
Anseio por essa chama que não conhece distâncias,
essa avidez por crenças remotas
e por acreditar que o limite da vida
é a própria felicidade.

Basilina Pereira


RABISCOS


Meu rascunho sobrevive.
Aqui e ali sou forçada a virar uma página.
E como recomeçar um novo verso
se a linha está enxuta?
Nenhuma lágrima,
nenhum borrão...
só um sobressalto, sobre o qual
pisarei – a grosso-modo –
pra fugir de outra existência,
aquela embebida em ilusões,
substância tão volátil
que dissipa ao primeiro chamado da razão.
Como prosseguir, se há um espinho em minha voz?
Longe...as tardes de vento que batiam nas janelas
e espalhavam meus projetos pelo chão.
Hoje, apenas rabiscos denunciam
que uma alma esteve aqui


.Basilina Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário